20.5.08

Samurais, Guerreiros de Bushido

“Assim que eles fazem o seu juramento, pertencem ao seu senhor, espada e alma.”

Os samurais eram membros da casta guerreira japonesa e dominaram o governo desde o século XII até 1868, desenvolvendo uma cultura de disciplina, que contrastava largamente com a anterior.
O samurai ideal era aquele que era um guerreiro corajoso que seguia um código de honra, bravura e lealdade. Este código acabou por ser chamado de Bushido, o Caminho do Guerreiro. Foi este código, que no século XIX abrangia toda soc
iedade, que fortaleceu o nacionalismo japonês, uma vez que o objecto de culto e de sacrifício era agora o imperador.
O período de Tokugawa foi um período de paz interna, estabilidade política e um impressionante crescimento económico. As quatro classes sociais (guerreiros, agricultores, artesãos e mercadores) acabaram por se desenvolver separadamente. Os samurais, que eram menos de 10% da população, começaram a mudar-se para a capital e para outras cidades fortificadas, onde acabariam por se tornar burocratas. A inteira sociedade congelou, em especial os camponeses, que eram mais de 80% da população ficaram proibidos de praticarem outras actividades que não fossem a agricultura.
O país fechou-se sobre si mesmo, desenvolvendo-se em torno da paz interna conseguida pelos monarcas que viria a durar 250 anos. Só no porto de Nagasaki, a Sul, se realizavam trocas comerciais com o exterior.
No período de Tokugawa, o samurai era visto como o cavalheiro perfeito, que se guiava por leis Confucianistas e que exemplificava virtude para as classes socialmente mais baixas. Os samurais acabaram por desaparecer, mas manteve-se no povo a memória daqueles guerreiros honrados e valentes, leais à pátria e ao seu imperador.

“Cuidado com a lâmina da desonra. Ela mata mais rápido que a guerra, mais rápido que a idade.”

A biliografia deste post é:
—Enciclopaedia Britannica Library
—farm1.static.flickr.com

2 comentários:

Anónimo disse...

O blog tá engraçadito mas o filme do "Último Samurai" e o jogo da bolinha que agora não me vem o nome é que são cortidos

Anónimo disse...

Por acaso estou de acordo com o Anacleto esta é uma área de que eu gosto bastante, o jogo da bolinha é que não tou a ver qual é mas o filme do "Último Samurai" está excelente!