18.3.08

O exército de terracota

(ver também post anterior)
O exército de terracota é apenas uma parte do túmulo de Shihuangdi. É um autêntico exército, com soldados de infantaria e cavalaria. Foram já encontradas três covas no túmulo com os soldados e numa outra foram descobertos acrobatas.
Na primeira cova vemos os guerreiros dispostos em posição de combate. Na formação há 38 esquadrões de soldados e guardas em todos os lados. No centro de cada esquadrão foi ainda encontrado um carro de batalha. O que é mais fascinante ainda é admirar os soldados: cada soldado tem um rosto e armas próprias, únicas, o que mostra toda a perfeição com que foi construído o túmulo.
Dentro da segunda cova encontramos quatro unidades, das quais três contém carros, que ocupam a esmagadora maioria da área. Apesar de descobrirmos um grande número de soldados de infantaria na primeira cova, ficamos com esta segunda a saber que apesar de haver mais peões que carros, os carros eram a principal força dos Qin.
No interior da terceira cova encontramos poucos soldados, armados com armas de bambu, que seriam a guardas de honra. No total das covas encontramos mais de oito mil figuras perfeitas de terracota.
Foram descobertos carros pintados (com os seus cavalos), todos feitos de bronze. Estes carros transportaram e escoltaram o espírito do imperador Shihuangdi no outro mundo. São as maiores peças bronze descobertas no mundo, mostrando, juntamente com o exército, a importância que este rei teve para a China e toda a riqueza e poder que possuía.

A bibliografia deste post é:
— Enciclopaedia Britannica Library
— Wikipedia

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei imenso.

Pipá