
O Supermarine Spitfire foi um caça inglês, com apenas um lugar, utilizado não só pela Grã-Bretanha e seus aliados mas também por muitos outros países. Este avião encontra-se, certamente, entre os melhores de todos os que foram utilizados na 2ª Guerra Mundial e é o mais conhecido avião inglês da Batalha de Inglaterra, superando o Hurricane. Apesar de o Hurricane ter armas muito idênticas ao Spitfire, a sua velocidade e a altitude máxima que conseguia atingir eram muito inferiores aos limites do Supermarine Spitfire, tornando-se o primeiro, por isso, muito mais vulnerável aos caças alemães.
No começo da Batalha de Inglaterra, o único caça alemão com características (velocidade, dimensões, manobrabilidade,...) idênticas ao Spitfire era o Messerschimtt Bf 109. Várias vantagens ajudaram o caça inglês a derrotar por muitas vezes o avião alemão.
Quando o Focke-Wulf 190 se encontrou pela primeira vez com o Supermarine Spitfire VB foi mais que evidente que o caça alemão era muito superior ao inglês, pois a sua velocidade era 25 milhas por hora superior, em todas as altitudes. Também nas descidas e subidas o avião alemão era melhor. No entanto, apesar de na manobrabilidade o caça alemão ser superior em vários aspectos, o Spitfire era melhor a descrever círculos. Mesmo assim, os caças ingleses não conseguiam acompanhar as impressionantes manobras dos alemães e eram forçados a desistir do ataque.
Apesar de, em algumas situações, o Spitfire levar a melhor, especialmente quando beneficiava do efeito surpresa ou tinha hipótese de descrever um círculo, virar e atacar velozmente o avião alemão, foi necessário desenvolver um novo aparelho, para combater esta crise.
Após sucessivas versões do Spitfire, chegou ao campo de batalha o Spitfire XII

. Este avião, especialista em batalhas em altitudes médias e baixas, causou grandes problemas ao Focke-Wulf alemão. Certa vez, os bombardeiros alemães tentaram atacar a Inglaterra a partir de grandes altitudes. Nesse dia, surgiu uma esquadrilha de Spitfires IX que atacou os alemães. Estes foram obrigados a recuar e a partir daí atacaram por altitudes mais baixas, onde estavam os modelos mais recentes dos Spitfires prontos para “caçar”...
A bibliografia deste post é:
— www.odyssey.dircon.co.uk
— http://en.wikipedia.org/
— www.rb-29.net
— http://www.spitfiresociety.demon.co.uk/
Para as imagens, foi ainda utilizado:
— www.genesoucy.com
2 comentários:
Não sei de quem foste herdar este gosto pela II guerra mundial :-(
Ainda vais parar a oficial Superior da Força Aerea Portuguesa
Madrinha
Enviar um comentário