25.4.08

Incas, Cidades sobre as nuvens

Um Império com História

Estamos nos Andes. Nesta vasta cordilheira, um tapete de picos que crescem para os céus, que se estende por uns impressionantes 8900 km, formidável muralha que separa uma estreita faixa de costa do resto do continente, tinham vindo a surgir civilizações desde 2500 antes da nossa era.
O aparecimento destas civilizações, que floresciam por toda aquela área, só tinha sido possível devido ao sucesso que uma agricultura rural tivera, naquelas terras perdidas entre os precipícios sem fim e as alturas inalcansáveis. Estas civilizações possuíam uma olaria muito avançada e bela assim como dominavam os trabalhos em ouro e prata. Provavelmente, foi a civilização de Tiwanaku, surgida no que hoje é a Bolívia do Norte, a última antes do incas.

No começo os incas eram apenas uma tribo, como tantas outras pelo Andes. Mas, partindo da área de Cuzco, comandados pelo seu primeiro imperador, o Inca Manco Capac, e seus sucessores, foram-se expandindo, crescendo economicamente e assimilando outras tribos e territórios. Aquando da chegada dos espanhóis o império e tinha uma extensão impressionante e era, certamente, o maior da América pré-Colombiana, com domínios que se estendiam do Equador ao Chile. Mas retrocedamos um pouco no tempo: com a morte de Huayna Capac (que morreu, como viram a morrer muitos incas, com uma doença trazida por uma tribo que havia estado em contacto com os espanhóis) começa uma guerra civil entre 2 irmãos, que ainda não estava resolvida quando chegaram os espanhóis.
Com apenas 180 homens, 27 cavaleiros, 1 canhão e uma diplomacia bestial, Pizarro conseguiu derrotar o exército de 80.000 homens do vencedor da guerra civil. Aprisionando o Inca (que é o monarca) exigiu um resgate que demonstrou as riquezas daquela terra prodigiosa: os incas encheram a sala onde o imperador estava preso com estátuas, moedas e outros objectos de ouro e pagaram também o dobro em prata.
Os incas retiraram-se para as montanhas de Vilcabamba, onde só viriam a ser descobertos e derrotados 36 anos depois.
Pizarro chegou em Julho de 1532. Em 1535, a pesar de os espanhóis ainda irem demorar algumas dezenas de anos a submeter todo o peru e a conquistar o Chile, o império Inca estava perdido.


A bibliografia deste post é:
— Encyclopaedia Britannica Library
— Wikipedia
— www.richgros.com
— www.history.ucla.edu

4 comentários:

Anónimo disse...

Cidade sobre as nuvens é um bom titulo. Mas gostava de perceber o que faz afinal o que faz afinal de um determinado tema, uma entrada o "Extremos Opostos"?

Nukutawiti disse...

Não nenhum critério. É apenas o desejo sobre investigar temas mais obscuros e de os colocar ao alcance de todos.

Anónimo disse...

Não fiquei muito esclarecida. Os temas que têm sido abordados no "Extremos Opostos" não me parecem ser nada "obscuros" ?!

Nukutawiti disse...

São obscuros no sentido em que é difícil de encontrar informação boa e útil de uma forma fácil. Especialmente se não se pesquisar em Inglês.