3.12.08

Força aérea soviética, iguais em terra, diferentes no ar

A força aérea vermelha possuía cerca de 18.000 veículos em 1941, empregando mais de 20.000 pilotos e 180.000 pessoas no que dizia respeito à parte técnica. Vemos, assim, que a União Soviética trabalhava com os números e não com a qualidade, pois era impossível produzir aviões de grande valor em tal quantidade.Quando, em Junho de 1941, Hitler lançou a operação Barbarossa, cujo objectivo era anexar a imensa União Soviética ao Terceiro Reich, um dos primeiros e principais objectivos era a aniquilação dos aviões russos. Assim, logo no primeiro dia, foram destruídos 1200 aviões vermelhos, 800 deles destruídos nos aeródromos bombardeados.
À medida que os alemães avançavam pelo terreno em direcção a Moscovo, as fábricas de guerra soviéticas recuavam para os Urais. Assim, em 1942 foram produzidos novos 8.000 veículos e no ano seguinte mais de 18.000. Os vermelhos resistiram em Moscovo e, ajudados pela pressão aliada no Oeste, foram “empurrando” os alemães e reconquistando “as belas terras russas”, acabando por ser os primeiros a chegar a Berlim.
Foram destruídos cerca de 45.000 aviões pela Luftwaffe, ao longo de toda a guerra. O número de veículos construídos é muito superior, ultrapassando os 80.000, sem falar dos 18.000 aviões importados do Reino Unido e dos Estados Unidos da América.
Mas quais eram de facto os aviões russos? E qual o seu real valor?
O mais conhecido, certamente por ser o melhor, é o Yakovlev, que foi criado em 4 versões distintas (1, 3 7, 9). Este caça mono-lugar, também usado com caça-bombardeiro, tinha na sua versão final, uma velocidade bastante aceitável de 700km/h, um raio de quase 1000km e, apesar de comparativamente a outros caças ser pequeno e leve, estava bem armado, com duas bombas, duas metralhadoras e um canhão de 23mm. Foram produzidos, assim, cerca de 30.000
Não poderia também deixar de referir o Lavochkin. Era também um caça-bombardeiro, com um raio de 1000 km, uma velocidade bastante inferior à dos melhores caças da época mas mais uma vez o canhão da frente bastante potente e duas metralhadoras. Carregava quatro foguetes ou 150kg de bombas. Este avião era usado a baixas altitudes e na bem conhecida batalha de tanques em Kursk foi usado contra estes veículos, ceifando muitos entre os alemães. Apesar da sua aparente falta de velocidade, este avião era resistente e podemos comprovar a sua eficácia com as 62 vitórias que o ás russo Ivan Kojedub atingiu exclusivamente em modelos deste avião.
Por fim, seria inaceitável não falar do Tupolev, o melhor bombardeiro russo ao longo da guerra, comparável aos melhores bombardeiros dos americanos e ingleses. Era um bombardeiro médio, não muito pesado, com quatro lugares, um raio de 2100 km e uma velocidade de 547 km/h. A qualidade deste avião é provada pelos seus 8 anos de serviço, alguns destes depois da guerra.

A bibliografia deste post é:
— www.arcforums.com
— www.aerospaceweb.org
— www.spartacus.schoolnet.co.uk
— Fighting Aircraft of World War II
— Aircraft of World War II

2 comentários:

ednardo disse...

Não acredito que um avião, como o La-5FN,que tinha a empurra-lo um motor radial de 12 cilindros fosse um avião lento.O La-7 desenvolvia uma velocidade máxima 680 km/h e a uma altitude maxima de cerca de 10500 m.Só que o melhor caça alemão podia alcançar altitude maior.Não existia na epoca avião com maior poder de manobra.É preciso citar também IL Sturmovik II,o Pe-2 e outros.

ednardo disse...

Não acredito que um avião, como o La-5FN,que tinha a empurra-lo um motor radial de 12 cilindros fosse um avião lento.O La-7 desenvolvia uma velocidade máxima 680 km/h e a uma altitude maxima de cerca de 10500 m.Só que o melhor caça alemão podia alcançar altitude maior.Não existia na epoca avião com maior poder de manobra.É preciso citar também IL Sturmovik II,o Pe-2 e outros.