29.12.08

Renascimento

O Renascimento é o renascer da cultura clássica que se deu nos séculos XV e XVI. Neste período a Arte adquiriu uma maior autonomia em relação à Igreja. A rica burguesia e alta nobreza começaram a praticar o mecenato, encomendando ricas estátuas, palácios e pinturas. Os escultores (como Miguel Ângelo), pintores (como Tiziano) e arquitectos (como Filippo Brunelleschi) deixaram de ser vistos como meros artesãos e passaram a ser vistos como artistas e a Arte ganhou nova importância. Leon Battista Alberti exprimiu aquilo em que consiste o pensamento renascentista e o homem desta época com a frase “O Homem pode fazer tudo o que quiser se desejar.”
Esta foi uma época de mudança onde as várias cidades e famílias rivalizavam na beleza dos seus palácios, estátuas, igrejas, pinturas e convidavam os maiores artistas a criarem peças de arte novas, diferentes e únicas. Deste modo vários artistas atingiram o seu auge. Foi um período de grande dinamismo cultural.
O Renascimento teve origem nas cidades italianas de Siena e de Florença. Foi-se espalhando, até abranger toda a Itália onde foi criada uma promoção cultural única na história da Europa. Cidades como Veneza, Milão, Trento, Bolonha, Roma, Florença e Siena tornam-se centros de grande importância cultural.


Toda a bibliografia destes e dos próximos 3 post é:

— www. florence-tourism.com
— historia8.blogs.sapo
— www.paggiarella.it
— www.joraga.net
— upload.wikimedia.com
— Encyclopaedia Britannica Library
— pt.wikipedia.org
— www.wikipedia.org
— embaixada deportugal.jp
— www.notapositiva.com
— História da Arte, Editora Girassol
— História8, Liboa Editora
— Dicionário Visual da Arquitectura, Editora Verbo
— santodecadadia.blogspot.com

1 comentário:

Anónimo disse...

Sr Nukutawiti, foi bom voltar a encontrar novos posts sobre arte no seu blog! O renascimento é uma época fascinante que merece isto e muito mais. Espero que revisite o tema em breve!